EQUIPA

Alda Costa

 

Alda Costa
Universidade Eduard mondlane - Escola de Comunicação e Artes
Av. Romão Fernandes Farinha, n° 456-520, C. Postal 257
402029,Maputo
Moçambique
Email: aldamc@tdm.co.mz

Alda Costa nasceu em Pemba, Moçambique. A sua experiência profissional inclui o ensino, a planificação curricular e a gestão cultural. Coordenou as escolas de educação artística (1983-85), trabalhou como Museóloga (1986 e 2001) e presidiu à Comissão Instaladora do Instituto Superior de Artes e Cultura (2007-09). É actualmente Directora de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. A sua formação académica foi feita em História, Museologia e História da Arte, área em que se doutorou (2005) com uma tese sobre arte moderna e contemporânea de Moçambique. Entre as suas publicações contam-se manuais didácticos sobre história e ensino de história, livros sobre arte e numerosos artigos, capítulos e textos sobre património cultural, museus, museografia/museologia e arte em livros, catálogos de exposições e outras publicações.


Carolina Sá

Carolina Sá
Integrado | Investigadora Júnior
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: carolina_sa93@hotmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
Iniciou os estudos musicais no curso de Cordas e Teclas na variante de Piano, no ensino integrado de música, pela Escola Profissional Metropolitana, obtendo o grau de licenciada em Ciências Musicais em 2016 pela NOVA/FCSH. É actualmente aluna do Mestrado em Ciências Musicais, vertente Musicologia Histórica, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e bolseira de investigação no INET-md no projecto "Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique".

Feliciano de Castro Comé

Feliciano de Castro
Universidade Eduard mondlane - Escola de Comunicação e Artes
Av. Romão Fernandes Farinha, n° 456-520, C. Postal 257
402029,Maputo
Moçambique
Email: felicianodecastro@gmail.com
Tel: (+258) 21 402028, Fax: (+258) 21 

É licenciado em Música pela Universidade Eduardo Mondlane (2010) tendo abordado o tema sobre "Primeiro Hino Nacional de Moçambique: Sua História e Análise dos Seus Elementos Estruturais". Mestrando na Universidade Técnica de Moçambique - Docência e Gestão do Ensino Superior (especialização - Ciências Tecnológicas e Engenharias) [2017]. Em 2013 participou na capacitação em Audioperceptiva e análise musical com a Professora Graciela Sara Tarchine da Universidade de Buenos Aires - Argentina. Doente de Análise e Técnicas de Composição, Audioperceptiva e Seminário Sobre Composição - ECA/UEM . Director do curso de Licenciatura em Música - ECA/ UEM. Maestro do grupo coral - Majescoral (grupo com 23 anos de existência e criado com o objectivo de fazer música coral resultante da investigação de rítmos africanos e moçambicanos especificamente).


Gianira Ferrara

Gianira Ferrara
Integrado | Doutoranda
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: gianira.ferrara@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

É licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Palermo (Itália) e Mestre em Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). É atualmente bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT- MCTES) no âmbito do Programa Doutoral Música como Cultura e Cognição, na mesma faculdade. Na Itália interessou-se pelas práticas musicais em torno do adufe, na Beira Baixa em Portugal. Em Portugal tem dedicado a sua investigação às relações entre música, memória e processos migratórios, focando as práticas expressivas entre os “migrantes da descolonização” angolana. Para o doutoramento pretende investigar a prática expressiva da timbila presente principalmente no Sul de Moçambique. Integra no INET-MD (FCSH-UNL) o projeto de investigação “Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique” Concurso de Projetos de I&D (FCT). PTDC/CPC-MMU/6626/2014.


Gonçalo Antunes de Oliveira

Imagem do contacto

Integrado | Doutorando

 

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: gao@fcsh.unl.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Investigador no INET-md desde 2004, iniciou a formação académica na Universidade Católica Portuguesa em Economia, tendo posteriormente optado por uma mudança de curso superior, ingressando em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas no ano 2000. Especializando-se em Sociologia da Música, concluiu a licenciatura em 2003 com uma dissertação intitulada "Máquina do Tempo - Músicas ouvidas, fases vividas". Completou a Pós-Graduação em Sociologia do Conhecimento em 2004, altura em que já desenvolvia trabalho de investigação para a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX enquanto redactor, na qual integrou também a Equipa Editorial. Em 2005 integrou a primeira equipa da Candidatura do Fado a Património da Humanidade (projecto Fado no Século XX: uma Abordagem Multidisciplinar ao Património Cultural Intangível Português), no âmbito da qual construiu a Base de dados de fonogramas históricos (78 rpm) de fado e outros géneros de música popular. Foi neste contexto que descobriu o vasto campo de que constitui o Teatro de Revista em Portugal, tendo-o escolhido como tema de especialização no âmbito da sua Dissertação de Doutoramento. Colaborou em projectos como A Indústria Fonográfica em Portugal no Século XX, Jazz em Portugal: Os legados de Luís Villas-Boas e do Hot Clube de Portugal, e.o. Considerando a sua área de especialização, foi convidado pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança para co-coordenar o projecto História do Teatro e do Espectáculo em Portugal, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Movido ainda pelo seu interesse pela cidade de Lisboa (contexto de todo o seu trabalho de investigação), desenvolveu substancial trabalho de investigação em torno da toponímia lisboeta.


Guillermo Blanes

Guillermo de Llera
Integrado | Investigador Júnior
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: yo@guillermodellera.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Isaac Raimundo

Isaac Raimundo
Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de LisboaAv. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: isaac.raimundo@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Isaac Raimundo é licenciado em Produção e Tecnologias da Música, com especialização em acústica previsional. A sua atividade profissional tem-se desenvolvido na área da electroacústica, em particular no desenvolvimento de equipamento de leitura e digitalização de discos de 78 r.p.m. Atualmente, frequenta o Plano Doutoral em Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde investiga a influência que a transição da tecnologia de gravação sonora mecânica para a eletromecânica  teve nas práticas musicais.


João Soeiro de Carvalho

João Soeiro de Carvalho
Doutor Integrado | Professor Associado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: jsoeiro@fcsh.unl.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Obteve os graus de Doutor e de Mestre pela Columbia University in the City of New York. É Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve a sua atividade científica na área das Ciências Musicais – Etnomusicologia. Investigador Principal de vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e autor de vários artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais. Exerce desde 2013 as funções de Presidente do Conselho Pedagógico, e de Subdiretor para os Estudantes na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2009 e 2013 foi Coordenador Executivo do Departamento de Ciências Musicais da FCSH. Foi Comissário da Conferência Nacional de Educação Artística (Ministérios da Educação, Cultura, e Negócios Estrangeiros, 2006/08); Conselheiro Científico de Educação Artística para a UNESCO (2005/06); Diretor do Departamento de Música do Instituto Português das Artes do Espetáculo (Ministério da Cultura, 2000/01); fundador e Diretor do Laboratório de Etnomusicologia dos Arquivos do Património Cultural (República de Moçambique, Ministério da Educação e Cultura, 1990/93).


Marco Freitas

Marco Freitas
Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: marcofreitas86@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583) 

Doutorando em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Bolseiro no Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança, no âmbito do Projeto Estratégico 2014. Entre 2010-2013 foi docente nas disciplinas “Etnomusicologia: Introdução” e “Etnomusicologia: Culturas Musicais do Mundo” nos cargos de monitor e assistente convidado, sob a supervisão do Professor Doutor João Soeiro de Carvalho. Os seus interesses teóricos centram-se na história da Etnomusicologia e no papel do comportamento expressivo para a construção de identidades de género e sexualidade, temática sob o qual incide a sua tese de mestrado; e nacionalismo na África subsaariana, temática sobre o qual desenvolve atualmente estudos doutorais na FCSH.


Maria de São José Côrte-Real

São-José
Doutor Integrado | Professora Auxiliar
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: saojose@fcsh.unl.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Professora de Etnomusicologia, docente dos programas doutorais Música como Cultura e Cognição (2014) e Estudos Artísticos e Mediação (2013) financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e investigadora fundadora do INET-MD na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, é doutorada pela Columbia University (NY), onde leccionou (1989-1991). Foi professora visitante da Universidade de Coimbra (2000-02) e da Universidade de Évora (2005-06). Fez trabalho de campo em Portugal, EUA e Moçambique em migração, política cultural, nacionalismo, identidade, educação intercultural. Publicações recentes incluem: “Music and intercultural dialogue rehearsing life performance at school” in N. Palaiologou (ed.)Intercultural Education: conceptual and empirical challenges. NY: Routledge (2014); “Música migrante, lusofonia e o festival Musidanças”, in E. Gugenberger, S. Alisch and C. Märzhäuser (eds.), Música popular & migração na lusofonia. Berlin: LIT-Verlag (2014) (com B. Vanspauwen); “Music & Ethno-national Conflict-solving Education”. Bonn: Bundeszentral für Politische Bildung (subm.); “Polyphony and Evolution in Fado Historical Recordings from Portugal”, in R. Tsurtsumia & J. Jordania (eds.) The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony Proceedings. Tbilisi: International Research Center for Traditional Polyphony (IRCTP) of Tbilisi State Conservatoire (2014). “Instant and Lasting Ornaments in Traditional Female Polyphony in Portugal”, in R. Tsurtsumia & J. Jordania (eds.) The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony Proceedings. IRCTP, Tbilisi State Conservatoire (2014) (com R. Pestana); “Música, Cognição Intermediática e Colaboração no Ensino da Língua”, in M.H. Mira Mateus & L. Solla (Coord.) Ensino do Português como Língua não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (2013). Música e Migração, Migrações 7. Observatório da Imigração (2010). Dirigiu a Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Grupo Lusófona, Lisboa (2008). Recebeu o prémio Best Practice in Intercultural Education Research da Evens Foundation na International Association for Intercultural Education (2008).


Marílio Wane

Marilio Wane

ARPAC – Instituto de Investigação Sócio-Cultural/Ministério da Cultura e Turismo
Rua do Bagamoio, 201 – Maputo
Moçambique
Email: marilio.mz@gmail.com
Tel: +258 820655059

Marílio Wane é Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (Brasil, 2004) e Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Brasil, 2010). Neste estágio académico, defendeu a dissertação intitulada “A Timbila chopi: construção de identidade étnica e política da diversidade cultural em Moçambique (1934-2005)”. Desde 2007, atua como investigador na área de Etnomusicologia no ARPAC – Instituto de Investigação Sócio-Cultural, tendo-se especializado em pesquisas no campo do património cultural imaterial. Neste âmbito, tem participado de diversas atividades de implementação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (Unesco, 2003) a nível nacional e internacional, nomeadamente em Angola, sob os auspícios da Unesco. Desde 2014, é colaborador do Centro Lucio Costa/IPHAN, Centro de Categoria 2 da Unesco, sediado no Rio de Janeiro (Brasil), voltado para o desenvolvimento da cooperação entre os PALOP e América do Sul em matéria do património cultural imaterial.


Michael Dias

Michael Dias
Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: michaeldias84@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Michael Dias, natural da Suiça, vivendo em Lisboa, é mestre em Etnomusicologia pela FCSH/NOVA (2017) com uma tese dedicada à experiência colonial de Belo Marques em Moçambique, nomeadamente ao modo de representação de um conjunto de práticas expressivas agrupadas sob a denominação de "música negra". É doutorando em Etnomusicologia no Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA. Bolseiro de investigação, integra a equipa internacional de investigação do projeto "Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique". Concurso de Projetos de I&D (FCT). PTDC/CPC-MMU/6626/2014.


Miguel Almeida

Miguel Almeida

Integrado | Doutorando)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA Av. de Berna, n.º 26 C
Lisboa 
1069-061
Portugal 
Email: miguelalmeida77@gmail.com
Tel: +351 21 790 83 08

Miguel Alexandre Freitas Almeida: Investigador colaborador no Instituto de Etnomusicologia - Centros de Estudos em Música e Dança (INET-MD). Doutorando em Etnomusicologia onde desenvolve investigação sobre a articulação entre a Tecnologia e a Fenomenologia do Som na produção de fonogramas. Licenciado em música (variante de instrumento) - Universidade de Aveiro e em Ciências Musicais (Universidade Nova de Lisboa) e Mestre em Etnomusicologia (Universidade Nova de Lisboa). Foi docente na Pós Graduação em Estudos de Música Popular (Universidade Nova de Lisboa, 2011-12). É desde 2006 docente e membro da direcção do Conservatório de Música de Sintra onde desevolve actividade pedagógica nas áreas Científica e Técnico-Artística. Foi bolseiro no INET-MD na qualidade de redactor, revisor científico e membro da Equipa Editorial da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Publicou duas entradas na Continuum Enciclopedia of Popular Music of the World Part III - Genres, Europe (no prelo). Desenvolveu investigação sobre o surgimento e disseminação dos géneros musicais e o seu papel na produção de repertórios, apresentada em tese e conferências. Foi Director coral na Associação Coral de Sintra (2004-10). Mantém actividade como músico desde 1999. Os seus interesses científicos recaem sobre a veiculação de conhecimento sobre música e som entre os agentes envolvidos na sua produção e fruição.


 Miguel Carvalho

Miguel Carvalho
Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: miguel.carvalho@ctn.tecnico.ulisboa.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Miguel Carvalho licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade do Minho em 2010. Em 2012 concluiu o seu mestrado com a tese intitulada "Os carrilhões de Mafra: caracterização acústica dos sinos", sob a supervisão do Prof. Doutor Vincent Debut, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Integrou em 2010 o INET-md (FCSH/UNL) bem como o Laboratório de Dinâmica Aplicada (Campus Tecnológico e Nuclear/Instituto Superior Técnico/Universidade Técnica de Lisboa) como bolseiro de investigação no projeto PTDC/EAT-MMU/104255/2008. Atualmente, continua a desenvolver a sua investigação em ambas as instituições, no âmbito do seu projeto de doutoramento intitulado "Desenvolvimento de métodos avançados da acústica musical para afinação e restauro de carrilhões históricos", com uma bolsa da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT). Os seus principais interesses de investigação são a acústica musical e a organologia, em particular, análise modal experimental, modelação física e otimização de instrumentos musicais. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em capítulos de livros, revistas internacionais com arbitragem científica e atas de conferências internacionais e foi premiado por duas vezes, pelo International Symposium on Musical Acoustics (2014) e pela Associação Portuguesa de Museologia (2015).


Pedro Mendes

Pedro Mendes

Integrado | Doutorando

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, n.º 26 C

1069-061 Lisboa

Portugal

Email: pedroaamendes@gmail.com

Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Pedro Mendes é licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) e mestre na variante de Etnomusicologia pela mesma instituição. Realizou trabalho de investigação sobre temáticas relacionadas com a prática do jazz em Portugal, tendo apresentado uma tese de mestrado sobre a fundação da escola do Hot Clube de Portugal e a sistematização de um ensino do jazz em Portugal. É doutorando do Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança (FCSH-UNL) e membro integrante da equipa do projeto “Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique” - Concurso de Projetos de I&D (FCT); PTDC/CPC-MMU/6626/2014.


Salwa El-Shawan Castelo-Branco

Salwa El-Shawan Castelo-Branco

Doutor Integrado | Professora Catedrática | Presidente INET-md
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: secb@fcsh.unl.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583) 

Professora Catedrática de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Presidente do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, sediado na mesma instituição e do Conselho Internacional de Música Traditional. Doutorada em Etnomusicologia pela Columbia University (Nova Iorque), leccionou igualmente em várias universidades norte-americanas: New York University (1979 – 1982), e, na qualidade de professora visitante, na Columbia University, Princeton University e Chicago University. Tem levado a cabo investigação de terreno em Portugal, no Egipto e no Oman sobre: política cultural, nacionalismo musical, identidade, música e média, modernidade e música e conflito. De entre as suas publicações mais recentes assinalam-se: “The Politics of Music Categorization in Portugal” in Philip Bohlman (ed.) The Cambridge History of World Music. Cambridge: Cambridge University Press (2013);  Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX(ed.)(4 vols). Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates  (2010),  Music and Conflict (co-editora com John O’Connell  e autora do Epílogo), Urbana-Chamaign: University of Illinois Press (2010); Traditional Arts in Southern Arabia: Music and Society Sohar, Sultante of Oman  (com Dieter Christensen). Berlim: VWB Verlag für Wissenschaft und Bildung (2009).  De entre os cargos  desempenhados no passado destacam-se os seguintes: Vice Presidente da Society for Ethnomusicology (2007 – 2009) e do  International Council for Traditional Music (1997-2001 e 2009-2013); Vice Reitora da Universidade Nova de Lisboa (2007-2009). Recebeu o Glarean Award para investigação em música da Sociedade Suíça de Musicologia (2013), as Medalhas de Mérito Cultural de ouro e de prata das Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais, respectivamente (2012 & 2007), e o Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores (2010); Glarean Award of the Swiss Musicological Soceity (2013).


Susana Belchior

Salwa El-Shawan Castelo-Branco

Colaboradora
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: su.belchior@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583) 

Susana Cristina Belchior Caxeiro é estudante de Doutoramento em Conservação e Restauro no Laboratório Associado Requimte e DCR - Departamento de Conservação e Restauro (FCT / UNL), e no INET-MD / Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (FCSH / UNL) - Universidade Nova de Lisboa. O título provisório da pesquisa actual é "Imaterial no Material: um estudo sobre suportes de áudio de 78rpm em colecções portuguesas" (bolsa da FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia ref. SFRH / BD / 80411/2011). Foi membro de tempo integral do projecto de investigação "A Indústria Fonográfica em Portugal no Séc. XX" (FCT ref: PTDC / HAH / 70991/2006), no INET-MD, de 2008 a 2011. Trabalhou na RTP- Radiotelevisão Portuguesa, 1992-2003, no Departamento Técnico e como Produtora Delegada de Ficção Nacional.


Tiago Fonseca

Tiago Fonseca
Integrado | InvestigadorJúnior
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: tiagonmna@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
Tiago Fonseca é licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo feito o curso profissional de Instrumentista de Sopro na vertente de Fagote, na classe do professor Tiago Rosa no conservatório da Canto Firme de Tomar. As suas principais áreas de interesse são as da sociologia da música e Etnomusicologia.

Tiago Simões

Tiago Simoes
Integrado | InvestigadorJúnior
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: tiago16simoes@hotmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
Começou a estudar música em 2004 na Escolinha ZÈthoven da Associação Cultural da Beira Interior. Em 2014 obteve o 8º grau do Curso Secundário de Viola Dedilhada no Conservatório Regional de Música da Covilhã, tendo participado entretanto no projeto Guitarrafonia (2011-2014). Ingressou na Licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo concluído em 2018. Durante o ano letivo 2017/2018 lecionou Educação Musical na Escola Básica 1º Ciclo Prista Monteiro.
Presentemente frequenta o mestrado em Ciências Musicais - vertente Etnomusicologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Teresa Lacerda

Imagem do contacto
 
Integrado | Investigador Júnior
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: mtelacerda@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Iniciou o contacto com a música em 1998, na escola Companhia da Música (Braga), onde obteve, em 2012, o 8º grau do Curso Secundário de Piano em regime supletivo. Ingressou a Licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2012, tendo concluído em 2015. Leccionou piano entre 2013 e 2015, nas escolas Happiness Street (Paço de Arcos) e Clube dos Sons (Lisboa) e em regime particular. Em 2015, leccionou Educação Musical na Escola Básica do Convento do Desagravo (Lisboa), integrada no plano de Actividades de Enriquecimento Curricular. Presentemente frequenta o mestrado em Ciências Musicais - vertente Etnomusicologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Tirso Hilário Sitoe

Tirso Hilário Sitoe

Mestrado
KALEIDOSCOPIO- Pesquisa em políticas públicas e cultura
Av. Paulo Samuel Kankhomba, 1810
Maputo, Mozambique
Email: tirsohilariositoe@gmail.com
Tell: +258822331060

Tirso Hilário Sitoe é licenciado em Antropologia pela Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. É igualmente mestre em Relações Interculturais, pela Universidade Aberta de Lisboa. A sua pesquisa de mestrado versou sobre o RAP de protesto em Moçambique pós-colonial, como ponto de entrada para compreensão do modo como os músicos e o público, exercem seus direitos cívicos e de cidadania em Moçambique. É tutor do Departamento de Educação e Psicologia do Instituto Superior Monitor em Maputo e é também, desde 2012, pesquisador permanente da KALEIDOSCOPIO (Pesquisa em políticas públicas e cultura). Sua pesquisa concentra-se na música como veículo de crítica e protesto social com enfoque, para sociabilidades e processos de identificação juvenil em Moçambique. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa sobre música de crítica e protesto social, mas centrando-se em questões relativas à liberdade de expressão, ativismo digital e direitos humanos em Moçambique.