EQUIPA
Gonçalo Antunes de Oliveira

Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, n.º 26 C 1069-061 Lisboa Portugal Email: gao@fcsh.unl.pt Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
Investigador no INET-md desde 2004, iniciou a formação académica na Universidade Católica Portuguesa em Economia, tendo posteriormente optado por uma mudança de curso superior, ingressando em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas no ano 2000. Especializando-se em Sociologia da Música, concluiu a licenciatura em 2003 com uma dissertação intitulada "Máquina do Tempo - Músicas ouvidas, fases vividas". Completou a Pós-Graduação em Sociologia do Conhecimento em 2004, altura em que já desenvolvia trabalho de investigação para a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX enquanto redactor, na qual integrou também a Equipa Editorial. Em 2005 integrou a primeira equipa da Candidatura do Fado a Património da Humanidade (projecto Fado no Século XX: uma Abordagem Multidisciplinar ao Património Cultural Intangível Português), no âmbito da qual construiu a Base de dados de fonogramas históricos (78 rpm) de fado e outros géneros de música popular. Foi neste contexto que descobriu o vasto campo de que constitui o Teatro de Revista em Portugal, tendo-o escolhido como tema de especialização no âmbito da sua Dissertação de Doutoramento. Colaborou em projectos como A Indústria Fonográfica em Portugal no Século XX, Jazz em Portugal: Os legados de Luís Villas-Boas e do Hot Clube de Portugal, e.o. Considerando a sua área de especialização, foi convidado pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança para co-coordenar o projecto História do Teatro e do Espectáculo em Portugal, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Movido ainda pelo seu interesse pela cidade de Lisboa (contexto de todo o seu trabalho de investigação), desenvolveu substancial trabalho de investigação em torno da toponímia lisboeta.
Isaac Raimundo

Isaac Raimundo é licenciado em Produção e Tecnologias da Música, com especialização em acústica previsional. A sua atividade profissional tem-se desenvolvido na área da electroacústica, em particular no desenvolvimento de equipamento de leitura e digitalização de discos de 78 r.p.m. Atualmente, frequenta o Plano Doutoral em Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde investiga a influência que a transição da tecnologia de gravação sonora mecânica para a eletromecânica teve nas práticas musicais.
João Soeiro de Carvalho

Obteve os graus de Doutor e de Mestre pela Columbia University in the City of New York. É Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve a sua atividade científica na área das Ciências Musicais – Etnomusicologia. Investigador Principal de vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e autor de vários artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais. Exerce desde 2013 as funções de Presidente do Conselho Pedagógico, e de Subdiretor para os Estudantes na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2009 e 2013 foi Coordenador Executivo do Departamento de Ciências Musicais da FCSH. Foi Comissário da Conferência Nacional de Educação Artística (Ministérios da Educação, Cultura, e Negócios Estrangeiros, 2006/08); Conselheiro Científico de Educação Artística para a UNESCO (2005/06); Diretor do Departamento de Música do Instituto Português das Artes do Espetáculo (Ministério da Cultura, 2000/01); fundador e Diretor do Laboratório de Etnomusicologia dos Arquivos do Património Cultural (República de Moçambique, Ministério da Educação e Cultura, 1990/93).
Maria de São José Côrte-Real

Professora de Etnomusicologia, docente dos programas doutorais Música como Cultura e Cognição (2014) e Estudos Artísticos e Mediação (2013) financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e investigadora fundadora do INET-MD na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, é doutorada pela Columbia University (NY), onde leccionou (1989-1991). Foi professora visitante da Universidade de Coimbra (2000-02) e da Universidade de Évora (2005-06). Fez trabalho de campo em Portugal, EUA e Moçambique em migração, política cultural, nacionalismo, identidade, educação intercultural. Publicações recentes incluem: “Music and intercultural dialogue rehearsing life performance at school” in N. Palaiologou (ed.)Intercultural Education: conceptual and empirical challenges. NY: Routledge (2014); “Música migrante, lusofonia e o festival Musidanças”, in E. Gugenberger, S. Alisch and C. Märzhäuser (eds.), Música popular & migração na lusofonia. Berlin: LIT-Verlag (2014) (com B. Vanspauwen); “Music & Ethno-national Conflict-solving Education”. Bonn: Bundeszentral für Politische Bildung (subm.); “Polyphony and Evolution in Fado Historical Recordings from Portugal”, in R. Tsurtsumia & J. Jordania (eds.) The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony Proceedings. Tbilisi: International Research Center for Traditional Polyphony (IRCTP) of Tbilisi State Conservatoire (2014). “Instant and Lasting Ornaments in Traditional Female Polyphony in Portugal”, in R. Tsurtsumia & J. Jordania (eds.) The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony Proceedings. IRCTP, Tbilisi State Conservatoire (2014) (com R. Pestana); “Música, Cognição Intermediática e Colaboração no Ensino da Língua”, in M.H. Mira Mateus & L. Solla (Coord.) Ensino do Português como Língua não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (2013). Música e Migração, Migrações 7. Observatório da Imigração (2010). Dirigiu a Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Grupo Lusófona, Lisboa (2008). Recebeu o prémio Best Practice in Intercultural Education Research da Evens Foundation na International Association for Intercultural Education (2008).
Salwa El-Shawan Castelo-Branco
Professora Catedrática de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Presidente do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, sediado na mesma instituição e do Conselho Internacional de Música Traditional. Doutorada em Etnomusicologia pela Columbia University (Nova Iorque), leccionou igualmente em várias universidades norte-americanas: New York University (1979 – 1982), e, na qualidade de professora visitante, na Columbia University, Princeton University e Chicago University. Tem levado a cabo investigação de terreno em Portugal, no Egipto e no Oman sobre: política cultural, nacionalismo musical, identidade, música e média, modernidade e música e conflito. De entre as suas publicações mais recentes assinalam-se: “The Politics of Music Categorization in Portugal” in Philip Bohlman (ed.) The Cambridge History of World Music. Cambridge: Cambridge University Press (2013); Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX(ed.)(4 vols). Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates (2010), Music and Conflict (co-editora com John O’Connell e autora do Epílogo), Urbana-Chamaign: University of Illinois Press (2010); Traditional Arts in Southern Arabia: Music and Society Sohar, Sultante of Oman (com Dieter Christensen). Berlim: VWB Verlag für Wissenschaft und Bildung (2009). De entre os cargos desempenhados no passado destacam-se os seguintes: Vice Presidente da Society for Ethnomusicology (2007 – 2009) e do International Council for Traditional Music (1997-2001 e 2009-2013); Vice Reitora da Universidade Nova de Lisboa (2007-2009). Recebeu o Glarean Award para investigação em música da Sociedade Suíça de Musicologia (2013), as Medalhas de Mérito Cultural de ouro e de prata das Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais, respectivamente (2012 & 2007), e o Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores (2010); Glarean Award of the Swiss Musicological Soceity (2013).